Tem produtos que são tão famosos e a marca é tão forte, que se torna impossível de pronunciar o nome verdadeiro, acho que isso se da ao fato de antigamente quase ninguém conhecer os verdadeiros nomes e as propagandas que sempre frisam a marca. Eu duvido que alguém já tenha ido a farmácia e pedido uma caixa de “hastes flexíveis”, ou fazer sua lista de compras do mercado com "flocos de milho".
Eu sempre tive uma sisma com essa coisa de chamar produto tal por sua marca, acho uma jogada de marketing fantástica. E pensando nisso resolvi fazer um 10 Alguma Coisa de produtos que eu chamo pela marca, talvez alguns desses produtos mude de região pra região, mas acredito que a maioria é conhecida pela sua marca em todos os cantos.
A água sanitária é um composto químico desenvolvido para limpeza e desinfecção (e aqui onde eu moro é usado para clarear roupas HAHA’). Também chamada de “Cândida” e “Clorofina” em alguns estados, a água sanitária é mais popularmente como Q Boa.
Meu eventual cotonete é uma tampa de caneta Bic. Criada pela Johnson & Johnson a haste flexível de plástico com algodões em suas pontas nomeado como Cotonete, é mais uma referência de nome que popularizou uma marca. A ideia da criação da haste foi baseada a partir de um palito de madeira com algodões nas pontas também, engraçado é que esse palito é usado por manicures de hoje em dia.
Mais uma vez a Johnson & Johnson inovando. Earle Dickson criou o primeiro em 1920 para sua esposa, sugeriu a ideia para a Johnson & Johnson onde trabalhava, no começo o produto não era muito conhecido, mas após milhões serem mandados pra a Europa na segunda guerra mundial, popularizou o produto. E os curativos adesivos até hoje são conhecidos como Band-aid, e o produto é chamado assim em quase todo o mundo.
Cria um produto, colocar seu nome, e isso virar uma marca e um sinônimo para o produto é muito foda, pois foi isso que King Camp Gillette fez quando criou a lâmina de barbear, pratica e barata, e a batizou com seu sobrenome. E por mais que tenha lâminas de barbear de diversas marcas, sempre vou chamar de “gilete”.
Essa com certeza é a maior marca, e que jamais vai mudar, esponja de lã de aço é Bombril e sempre vai ser. Mas a marca Bombril possui uma gigantesca linha de produtos de limpeza, mas que não fazem tanto sucesso como as esponjas de lã. Na verdade eu comecei a ver uma grande utilidade para o “Bombril” depois de adulto, pois até pouco tempo atrás (uma semana) só servia para por fogo e sair girando por ai.
Os carros são como as lanchas, as motos são como os JetSkis... Assim já dizia o ditado. Jet Ski é uma marca, criada pela Kawasaki para suas motos aquáticas, e todo mundo fala Jet Ski, e não é só as pessoas em suas vidas reais, mas novelas, filmes e propaganda como o exemplo do começo, que todo mundo conhece muito bem. Imagina só: “os carros são como as lanchas, as motos são como as motos aquáticas...” A Kawasaki já reclamou do uso de sua marca nas mídias no Brasil.
“Nasceu aqui muitos anos atrás, e sua história agora eu vou contar-a-ar” Miojo nada mais é do que a marca do macarrão instantâneo Nissin OurfaliMiojo, o salva vidas de muita gente por ai. Não alimenta porra nenhuma e não tem gosto de absolutamente nada, mas engana bem o estômago.
O cereal em flocos surgiu de experimentos com a farinha “deixada de molho”. A empresa produziu e vendeu o altamente bem sucedido Kellogg’s Toasted Corn Flakes. A empresa foi mais tarde renomeada para Kellogg Company em 1922. E o produto Sucrilhos é mais um que jamais chamaremos de flocos de milho.
Via - Tcharam!